EDUARDO RAMOS
Agora, além do calendário previsto para outras faixas etárias, as crianças de 3 e 4 anos também começam a ser imunizadas contra a Covid-19 em Santa Maria. A primeira ação está prevista para este sábado (23), das 10h às 16h, em oito unidades de saúde. A vacina a ser disponibilizada será a Coronavac. Para a próxima semana, novas ações estarão previstas.
Leia também:
Hemocentro de Cruz Alta busca doadores para cadastro de medula ósseaEscola infantil de Santa Maria fecha devido a possível surto de coronavírusMais de 2 mil pessoas foram imunizadas contra Covid-19 durante ações realizadas em escolas de Santa Maria
DECISÃO
A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (21), através da Secretaria Estadual da Saúde. Nesta primeira etapa, a vacinação das crianças de 3 e 4 anos irá começar gradualmente de acordo com a disponibilidade de vacinas Coronavac/Butantan em estoque nos municípios. O acordo foi feito com a anuência do Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS).
Em entrevista à CDN, o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, explicou o motivo pelo qual a ação contemplará crianças abaixo da faixa etária final divulgada pelo Ministério da Saúde, que é de 5 anos. A alteração no horário para ações do tipo também foi comentada:
– A nota técnica reforça que é para dar prioridade para crianças de 3 a 4 anos com a vacina da Coronavac e os municípios que tiverem ainda a Pfizer infantil, que contemplem os 5 anos. Como ainda temos (vacinas) e estamos realizando ações, estamos organizando esse grupo de 3 a 4 anos no sábado e com horário diferenciado. Sempre fazíamos das 8h às 16h, no dia D. Mas, mudamos o horário por causa do tempo instável e para que os pais possam se organizar. Então, as equipes vão estar disponíveis das 10h às 16h para começar este novo grupo prioritário.
VACINAÇÃO
Conforme Ribas, aplicação de primeira em crianças 5 a 11 anos tem mais de 60%, alcançando o índice de outros grupos como adolescentes, adultos e idosos. Sobre a falta de vacinas para este público em todo o país, Ribas argumenta que Santa Maria se encontra em uma etapa diferente do restante.
– Nós possuímos um quantitativo de doses bem considerável para conseguirmos deixar separado primeiro e segunda dose. Mas no Rio Grande do Sul e no Brasil, ainda há um deficit – afirma.
Apesar do cenário, Ribas reforça que crianças de outras idades que foram imunizadas com a vacina Coronavac em outras oportunidades também serão atendidas nesta ação, mesmo que o grupo prioritário seja outro:
– Muitas mães podem ficar em dúvida, por exemplo, se caso a primeira dose do filho que tem oito anos foi Coronavac, ela poderá levá-lo nesta ação. Mesmo a vacina sendo exclusivamente para 3 a 4 anos para a aplicação de primeira dose, a equipe sempre irá buscar fazer essa adaptação se for o mesmo imunizante. Se for outro, nós não iremos conseguir. Enfim, são dúvidas que surgem e que precisamos fazer essa administração.
As ações de imunização do público infantil tem ganhado cada vez mais espaço na agenda semanal da prefeitura. Mesmo assim, o retorno de crianças para a aplicação de novas doses contra a doença é considerado baixo. Por conta disso, a Secretaria de Saúde em parceira com a Secretaria de Educação tem realizado ações em escolas desde 9 de junho.
Programe-se:
Quando: sábado, dia 23Horário: 10h às 16h
Confira, a seguir, os locais de vacinação contra a Covid-19 para as crianças de 3 e 4 anos:
Policlínica Central José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1.752, Centro)UBS Kennedy (Rua Vereador Dário Leal da Cunha, Bairro Salgado FilhoUBS Wilson Paulo Noal (Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Camobi)UBS Ruben Noal (Av. Paulo Lauda, 80, Bairro Tancredo Neves)ESF Alto da Boa Vista (Rua 25 de Abril) UBS Oneyde de Carvalho (Rua Victorio Lorenzi, 100, Vila Lorenzi)UBS São Francisco (Rua Santa Maria, Residencial Dom Ivo Lorscheiter, Bairro Diácono João Luiz Pozzobon)UBS Floriano Rocha (Rua Benjamin Ávila, 12, Cohab Santa Marta, Bairro Juscelino Kubitschek)
O que levar?
Carteirinha de vacinação, documento com foto e CPF
Com informações da Prefeitura de Santa Maria
Leia todas as notícias